quinta-feira, 19 de julho de 2012

"¡Qué lejos estamos!"

Más que la fe, lo que a Galileo le faltaba era corazón
don Toribio de Cáceres y Virtudes

acordo mil vezes antes de realmente dormir: relutâncias da minha consciência, barulho de árvores la fora, musica que não consigo tirar da cabeça ou saudade. insuficiência respiratória, juro, insuficiência respiratória, eu queria tanto um banho de mar agora, largar meu remédio vasoconstritor, meu medo de respirar poeira, a dor no olho direito que me lembra a assimetria do meu astigmatismo, peso da alma.
e é tanta despedida, tanta recaída, ainda não respiro e a poeira espalha feito perfume.
é tanta despedida, tanto pouca vida, tempo que assusta. árvores perdem suas folhas por amor demais, queria ser nodoso, outonal, insensível. talvez o seja, mas justo agora enquanto acordo mil vezes antes de conseguir dormir, por sede, repetindo a mesma musica pra conseguir escrever, riscando o chão de tanto ter apagado, sinto vontade de dizer que sinto falta de muita gente, mas desisto de antemão, mentir é feio e as pessoas mudam, sinto falta do que muita gente já foi, urgência de ser logo o amanhã.

"A que distância!...
(Nem o acho...)"

Um comentário:

tuiu disse...

Meu caro, ao ler isso me lembrei de um poema do Paul Verlaine:

CHANSON D’AUTOMNE

Les sanglots longs
Des violons
De l'automne
Blessent mon cœur
D'une langueur
Monotone.

Tout suffocant
Et blême, quand
Sonne l'heure,
Je me souviens
Des jours anciens
Et je pleure;

Et je m'en vais
Au vent mauvais
Qui m'emporte
Deçà, delà,
Pareil à la
Feuille morte.

(Paul Verlaine)

Tempos atrás fiz uma tradução dele, tá no meu cantinho sujo em algum lugar, não consegui achar agora. :P
De qualquer sorte no google existem umas 500mil outras traduções pro português, na maioria muito melhores do que a minha. Acho que traduzir esse poema é uma espécie de rito de passagem poético, ou sei lá. Inclusive peço que arrisque a fazer a sua. :)

Mas na real, melhor ainda é a canção do Gainsbourg que cita esse poema(foi justamente por ela que cheguei a ele): http://www.youtube.com/watch?v=LGslTn8r41w